sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Combinações Alimentares que Favorecem a Saúde



A sinergia alimentar é capaz de prevenir doenças crônicas importantes como o câncer, acidente vascular cerebral e cardiopatias. Os cientistas descobriram que quando determinados alimentos são ingeridos juntos, têm suas propriedades potencializadas.

Abaixo, listaremos algumas gostosuras saudáveis: combinações alimentares que promovem saúde e, portanto, qualidade de vida.

Brócolis e Tomates por exemplo, quando ingeridos juntos , a capacidade de combater o câncer pode aumentar exponencialmente. Prevenindo o surgimento de certos cânceres, principalmente os da próstata, pulmão e estômago.

Arroz com Feijão: Juntos eles formam uma proteína de elevado valor biológico. Essa combinação dá ao organismo os aminoácidos essenciais necessários para formar as proteínas. Segundo a Drª Diane Birt, para sintetizar proteínas, o organismo precisa de todos os aminoácidos disponíveis ao mesmo tempo.

Tabule: O tabule é uma salada rica em ferro. A combinação do trigo,  tomate, salsa e suco de limão potencializa a absorção do ferro pelo organismo. A vitamina C do suco de limão e do tomate, ajuda o organismo a absorver o ferro da salsa. Se o tabule for servido com carne a absorção do ferro é ainda melhor, pois, uma fonte de ferro animal com uma fonte de ferro vegetal promove ainda mais a absorção.

Gordura: Antes vista como uma vilã,  agora tem seu lugar à mesa. Gorduras e óleos bons ajudam a reter os nutrientes  dos alimentos frescos. Pesquisadores descobriram que ela é essencial para a absorção do licopeno e dos carotenos alfa e beta. Verificou-se, através de estudos que saladas com molhos gordurosos promovem maior absorção dos carotenoides que combatem o câncer e protegem o coração. Pode-se obter essa gordura boa através de molhos com azeite ou outro óleo de boa qualidade, ou apenas acrescentando castanhas, abacate ou queijo  à salada.
Por exemplo, a mistura de rúcula, tomate e cogumelo com queijo em uma pizza é um prato sinergético.

Fritas com Suco de Laranja: Refeições ricas em carboidratos e gordura podem provocar inflamações e gerar um aumento de SOCS3 - proteína que contribui para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Conforme estudos realizados pelo Dr. Paresh Dandona, diretor do Centro de Diabetes  e Endocrinologia de Nova York, o suco de laranja neutraliza esse efeito (inflamação e aumento de SOCS3).

Chá Verde e Tofu: Pesquisadores que estudam o câncer de mama dependente de estrogênio em fêmeas de camundongo verificaram que os fitoquímicos derivados da soja reduziram em 23% o crescimento dos tumores e que o chá o diminuiu em 56 %. Juntos eles reduziram em 72% o crescimento dos tumores.

Fonte: Seleções Reader's Digest.

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