terça-feira, 27 de novembro de 2012

Café: de Vilão à Remédio Milagroso que salva vidas.



Trabalhei numa área médica e sempre ouvi que o cafezinho deveria ser evitado porque poderia trazer danos à saúde. Passei a dosar a quantidade de café. A tomar café somente nos horários de lanche.

Fiquei surpresa quando me deparei com um artigo sobre os benefícios medicinais do café. Dr. Sanjiv Chopra, médico hepatologista e professor na Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos afirma: "o café é um verdadeiro remédio milagroso que salva vidas."

Embora a afirmação do Dr. Chopra ainda seja "um mistério para a ciência", estudos e pesquisas comprovam repetidamente seus benefícios.

Alguns Dados Relevantes sobre as Propriedades do Café
  • *Mais de 3 xícaras de café por dia baixam em 20% o risco nas mulheres do tipo mais comum de câncer de pele;
  • *Mais de 6 xícaras por dia reduzem em 60% o risco de câncer de próstata;
  • *Tomar pelo menos 1 xícara de café por dia baixa em até 25% o risco de AVC nas mulheres;
  • *Consumir pelo menos 2 xícaras diárias de café reduz em 20% a probabilidade de depressão nas mulheres.
  • O efeito termogênico do café reduz as gordurinhas. Consumido sem açúcar o café acelera o metabolismo, reduzindo o percentual de gordura corporal.
Além de tudo o café é energizante. Segundo o Dr Chopra o melhor café não é o descafeinizado. O melhor café é o café comum.

Além da cafeína o café possui potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais.

Atenção: O consumo exagerado do café pode ser prejudicial à saúde. O café tem propriedades que causam acidez, inibem a formação do cálcio acelerando o aparecimento da osteoporose e pode causar dependência. Mas os benefícios do café superam em muito suas propriedades prejudiciais.

Aconselha-se o consumo de 3 a 4 xícaras por dia.

Como tudo evolui, está chegando no mercado um café com ganoderma lucidum. Ganoderma é uma espécie de cogumelo com propriedades medicinais muito utilizado pelos chineses. A composição do café com esse fungo promete. Segundo estudos o ganoderma reduz a acidez do café e faz o café mais "encorpado".

O ganoderma está incluido na medicina tradicional chinesa há mais de 4.000 anos.
Segundo pesquisas, o ganoderma:
Tem efeito anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial, age sobre o sistema nervoso central, diminui a taxa de glicemia e muito mais. Já foi descrito até como o "cogumelo da imortalidade".

A Organogold  http://bit.ly/U1IW5P  está trazendo para o Brasil o café com ganoderma. Esta combinação só pode ser excelente: as propriedades do café somadas às propriedades do ganoderma, fará do nosso cafezinho uma verdadeira fonte de saúde. É aguardar para ver.

E você, já tomou um cafezinho hoje?

* Dados extraídos da Revista Seleções Reader's Digest. fev/2012

  • linkwithin